O esporte de aventura está ligado diretamente com o ecoturismo.
Todas as atividades e incursões devem ser realizadas com respeito à preservação da flora e fauna. É conselhável contar sempre com um guia local ou extrutor. Para a prática do esporte de aventura dois pré-requisitos são importantes, espírito aventureiro e um pouco de coragem, afinal são esportes que existe um grau de risco. Quando você praticar qualquer esporte de aventura fique atento com os equipamentos de segurança, é ele que vai dá a segurança necessária, para o bom desempenho da atividade.
Os atrativos desses esportes é sem dúvida o contato com a natureza, a superação e descoberta, uma maneira de combater o estresse urbano.
Agora, você gosta de água, adrenalina, aventura? É só escolher o esporte de sua preferência e aventurar-se!! Descubra outros esportes.
Espeleologia (caving):
Pode ser dividida em duas categoria: Científica e Técno-Esportiva.
Espeleoaventura é apenas atravessa cavernas com técnica esportivas, sem preocupação com qualquer tipo de estudo ou avaliação.
Acqua-ride:
Usa bote inflável especial para a atividade onde o praticante deita-se de peito, com o troco apoiado no bote e os membros para fora.
Bóia-cross:
Pode se dizer que é uma atividade criada no Brasil, na década de 1970. É praticado em câmaras de pneus de caminhão, encapadas com lona, na qual o praticante fica sentado. Hoje á industria já produz com mais qualidade.
Duck:
Esporte nasceu nos EUA na década de 1980. É um caiaque inflável para até duas pessoas. Para descida de corredeiras. Parecido com um bote de rafting.
Water trek:
Caminhada ou marcha pelo leito do rio, normalmente em sentido da correnteza e onde haja pouca profundidade.
Montanhismo:
É a prática de subir em montanhas através de caminhadas ou escaladas.
Canyoning:
É a exploração de canyons, vales, rios e cachoeiras. Para transpor os obstáculos naturais , os praticantes usam técnicas de rapel, tirolesa, water trek, floating, entre outros.
Cascading:
É a descida de uma cachoeira através de corda, utilizando a técnica do rapel. A descida é feita várias vezes na mesma cachoeira.
Tirolesa:
Dos esportes de aventura é uma atividade mais fáceis, sem nenhuma habilidade do praticante. Podendo ser realizada em rios, vales, montanhas, cachoeiras e áreas abertas, entre dois pontos.
Trekking:
É a caminhada realizada para desvendar os encantos de cada lugar. Pode ser praticada por qualquer pessoa, respeitando seu limite físico. O grau de dificuldade vária entre fácil, médio e difícil.
Rafting:
É a prática de descida de corredeiras em equipe utilizando botes infláveis e equipamentos de segurança. Nível de dificuldade de I à VI.
Para prática do rafting prucure uma empresa que deve ter:
- Ser uma agência de turismo
- Possua certificado de cadastro no Ministério do Turismo
-deve ter a norma técnica Sistema de Gestão da Segurança ABNT NBR-15.331 implementada.
Caving:
É o esporte de aventura que realiza exploração em cavernas, grutas e abismos. Para começar pode fazer um passeio guiado. No Brasil, ela foi criada com a derivação da "espeleologia" (ciência ligada ao estudos das cavernas) só de caráter esportivo, não científico. Dependendo do local pode usar técnica do rapel e canyoning.
Fique à vontade para comentar abaixo, do que achou desse post, e aproveite para ajudar a divulga-lo nas redes sociais e para os seus amigos. Até o próximo! Você gosta, prática esporte de aventura, se prática o que mudou em sua vida, quais os benefícios para seu corpo?
Gerar: QR Code
Link Curto: http://goo.gl/yCU9a
É Massoterapeuta. Desenvolve projeto em ambiente corporativo, buscando qualidade de vida e bem-estar. Divulga espaços em áreas livres, para ações em ecoturismo e esporte de aventura. Adora tudo o que estar relacionado com ecoturismo. M.'.M.'. |