Saiba porque o Brasil não está preparado para o turismo de camping, apesar de ser uma tendência mundial.
Camping ABC - Agodoal-Pará |
O campismo no Brasil - por Camping & Família
Como campista por convicção tenho
nessa prática um estilo de vida, acampo porque gosto e não justifico meu hobby
com o jargão mais comum de que é a opção mais barata para se viajar. Pelo
contrário, o valor definitivamente não esta entre as principais razões de eu
acampar. Vivencio o campismo desde uma época ruim para o seguimento (meados dos
anos 80), e atualmente estou podendo presenciar o “ressurgimento” do campismo.
O campismo no Brasil teve sua “época de ouro”
na década de 70. Pelas estatísticas do CCB (Camping Clube Brasil), chegou o
registrar 1.000.000 de pernoites ano somente em seus campings.
Nessa época instalaram-se no
Brasil empresas renomadas como a TURISCAR e a Karman-guia, fabricante de
veículos de recreio (trailers e motor home). Lembro-me de que meu avô era
representante de um desses fabricantes. Inúmeras fabricas de barracas também
tiveram seu momento nesse mercado na mesma época, como a Ferpi, a Priscilla e a Alba. Essa última era aqui em
Campinas e eu tinha como rotina visitar sua loja de fábrica.
Em meados da década de 80 o
campismo entrou em uma decadência devido à crise do petróleo e a
inflação que
diminuiu drasticamente a renda dos cidadãos de classe média que eram a
base do
público campista, e isso piorou na década de 90 com as péssimas
condições da
malha rodoviária e o crescimento de novas opções de viagens e
hospedagem. Nessa época muitos camping fecharam suas portas e a maioria
dos que permaneceram abertos ficarm abandonados de cuidados e
manutenções e graças a isso que o campismo é mau visto aos olhos dos
brasileiros que nem imaginam que hoje existem campings que oferecem
estruturas de dar inveja a muitos hoteis.
Atualmente o mercado de campismo
vem lentamente retomando seu lugar como opção de lazer no cotidiano do brasileiro.
Nós do camping e família temos um entendimento desse fenômeno que esta
diretamente relacionada à chamada “onda verde”, tendência mundial em que o ser
humano procura por qualidade de vida fugindo dos centros urbanos e buscando interagir
com a natureza. Tal tendência fez surgir no mundo todo o turismo ecológico e o
campismo é apenas uma fatia muito pequena desse mercado.
No nosso dia-a-dia de campista
estamos vivenciando e identificando alguns sintomas que independente de
pesquisas de mercados ou estatísticas oficiais, indicam claramente que o
campismo esta crescendo no Brasil de forma acelerada.
O primeiro indicador que
observamos aparece no mundo virtual, no nosso blog, que a cada dia recebe mais
e mais visitas de pessoas procurando informações e conhecimento para ingressar no
campismo e ou para melhorar a qualidade de suas acampadas, e também com aumento
de novos blogs e paginas pessoais nas redes sociais que procuram divulgar a
prática.
Outro sintoma está no mercado de
equipamento, que no Brasil é praticamente nulo, mas que as poucas novidades que
aqui surgem desaparecem rapidamente das prateleiras das lojas e dos sites de
vendas pela internet mostrando que o campista esta cada vez mais em busca de
produtos de qualidade que facilitem e tragam mais conforto a sua acampada.
Esse segundo sintoma reflete
consequentemente nos gramados dos campings e que podemos constatar em todas as
nossas acampadas, vivenciando na integra o uso desses equipamentos novos como,
por exemplo, barracas cheias de tecnologia, que estão mudando a paisagem dos
campings brasileiros.
Visto isso, fica um questionamento
para os donos de campings, de lojas de equipamentos e empreendedores em busca
de novos mercados. O publico esta querendo qualidade, conforto e segurança, e
como para nós do Camping & Família, preço não é o fator principal. O
campista esta disposto a pagar por melhores instalações e equipamentos de
qualidade e para isso ele tem a informação disponível “on line” nos blogs e
sites que discutem e trocam informações sobre equipamentos, campings e
roteiros, os prós e os contras.
De acordo com uma matéria
publicada no site piscinao.com.br, “a tendência de aumento das atividades
de camping é um fato mundial irreversível, e que já começa a se refletir no
país. Enquanto estimamos que este ano existam aproximadamente 350 campings
organizados no Brasil, só na França existem 9.000 e nos EUA mais de 16.000, o
que comprova que acampar não é uma opção de custo de viagem mas de estilo de
vida. Ainda nos EUA, em áreas preservadas pelo US Corps of Engineers existem
53.000 locais para camping selvagem. Somente em um dos países europeus, a
Espanha, 5.2 milhões de pessoas hospedaram-se em campings em 2000, sendo 3.4
milhões campistas espanhóis. É preciso ressaltar que o alto índice de
urbanização na Europa não oferece as opções de natureza do Brasil, Estados
Unidos ou Canadá e, mesmo assim, o campismo continua a crescer.”
Por isso pessoal, camping não é
mais falta de opção e sim opção.
Grande abraço à todos.
Ricardo & Família
Fonte: Camping & Família
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É Massoterapeuta. Desenvolve projeto em ambiente corporativo, buscando qualidade de vida e bem-estar. Divulga espaços em áreas livres, para ações em ecoturismo e esporte de aventura. Adora tudo o que estar relacionado com ecoturismo. M.'.M.'. |