O conceito de felicidade interna bruta nasceu em 1972, em um pequeno país do Himalaia, quando o rei questionou se o Produto Interno Bruto seria o melhor índice para designar o desenvolvimento de uma geração.
Desde então, o reino do Butão começou a praticar esse conceito e atrair a atenção do resto do mundo com a sua nova fórmula para o cálculo de riqueza de um país, que considera outros aspectos além do desenvolvimento econômico, como a conservação do meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas.
Através dos quatro pilares do FIB, economia, cultura, meio ambiente e boa governança.
Derivam-se 9 domínios de onde são extraidos indicadores para que a "Felicidade" de uma nação seja avaliada: Bem-estar psicológico, meio ambiente, saúde, educação, cultura, padrão de vida, uso da terra, vitalidade comunitária e boa governança.
Com o apoio do PENUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Está sendo utilizado o FIB. Tem por base a premissa de que o objetivo principal de uma sociedade não é somente o crescimento econômico, mas a integração de desenvolvimento material como psicológico, o cultural e o espiritual sempre em harmonia com a terra.
Saibe mais...
Assista os vídeos:
Curta a Fan Page do Clube Mochileiro Aventura e fique por dentro das novidades do Turismo de Aventura em nossa região.
Fique à vontade para comentar abaixo, do que achou desse post, e aproveite para ajudar a divulga-lo nas redes sociais e para os seus amigos. Até o próximo! O que você acha do conceito FIB?
Gerar: QR CodeLink Curto: http://goo.gl/noGtB
É Massoterapeuta. Desenvolve projeto em ambiente corporativo, buscando qualidade de vida e bem-estar. Divulga espaços em áreas livres, para ações em ecoturismo e esporte de aventura. Adora tudo o que estar relacionado com ecoturismo. M.'.M.'. |