Slackline esporte onde é desenvolvido habilidades motoras de equilíbrio, da concentração e da consciência corporal.
![]() |
Jorge Celso do Slackline Belém |
O esporte que está virando febre entre os jovens, chega em Belém. Hoje é possível encontrar uma fita esticada entre duas árvores nas praças da capital paraense. Sendo praticado ao ar livre em praias, praças, piscinas, condomínios, parques e eventos; promovendo o equilíbrio entre natureza e cidade.
O Slackline é também conhecido como corda bamba, significa "linha folgada". Surgiu na década de 80, no Yosemity Vally, na Califórnia (EUA), aproximadamente em 2000 desembarca nas praias do Rio de Janeiro, onde se encontra à maioria dos praticantes; mas, ganha força em 2008. Hoje está chegando com tudo no Brasil, em todas as capitais existem pelo menos dois grupos organizados; inclusive em Belém, existe vários grupos em atividades, um deles é o Slackline Belém.
O professor, com formação em biologia Jorge Celso de 27 anos, segundo ele o slackline chegou em Belém, tem mais ou menos 2 anos. Ele pratica há pouco mais de um ano e conheceu o esporte a partir de amigos que haviam adquirido um equipamento, como já andava de skate foi, literalmente, um pulo para o slackline.
Modalidade e Variações
Soulline - É o nível inicial, é onde os iniciantes dão seus primeiros passos.
Yogaline - São posturas de meditação em cima da fita, derivados do Yoga tradicional.
Trickline - A modalidade mais popular e que se tornou o garoto propaganda do Slackline. O objetivo é treinar manobras de equilíbrio dinâmico, ou seja, acrobacias sobre a fita. Nesta modalidade são utilizadas fitas de 50 mm (a mesma do Soulline, com 15 m de comprimentos)que desenvolvem mais energia quando tencionadas e por isso são ideais para realizar os tricks (manobras).
Longline - Modalidade de longa distância, normalmente acima de 40 metros.
Waterline- A fita é presa sob uma piscina, mar, lagoa e igarapé com a queda na água. Total diversão devido a liberdade de movimentos com quedas espetaculares.
Highline - Essa é a modalidade mais radical. A travessia é feita em grandes alturas como montanhas e pontes.
João Vítor, 24 anos, estudante. Descobriu o slack com uns amigos na praça Brasil. Segundo João, pra começar neste esporte tem de ter vontade... ...pois é um desafio do começo ao final! e completa, "apenas o fato de me desafiar a fazer uma manobra qualquer me incentiva a faze-la de forma correta!".
João Vítor, 24 anos, estudante. Descobriu o slack com uns amigos na praça Brasil. Segundo João, pra começar neste esporte tem de ter vontade... ...pois é um desafio do começo ao final! e completa, "apenas o fato de me desafiar a fazer uma manobra qualquer me incentiva a faze-la de forma correta!".
![]() |
foto: Clube Mochileiro - João Vitor do Slackline Belém na Praça da República |
Julli , 24 anos estudante de astronomia, natural de Belém. Conheceu o slackline, no Rio de Janeiro, na praia de Ipanema. Foi amor a primeira vista! Pus o pé na fita e andei logo de primeira. Slackline pra mim é "vida, saúde e academia" . Meu objetivo e ganhar um campeonato e seguir o que o slack pode me proporcionar pro futuro. Aqui no Pará ainda não tem campeonato, e precisamos de empresas para apoia e patrocinar atletas de Belém, nos campeonatos fora do Estado.
![]() |
Julli Astronauta marcando presença feminina |
Quer conhecer essa turma? acesse Slackline Belém e veja os dias de apresentações (treino coletivo) na praça Brasil e República. Slackline é um estilo de vida!
Benefícios
Benefícios
Equilíbrio físico e mental, concentração, consciência corporal, flexibilidade, velocidade de reação, coordenação motora e fortalecimento muscular (pernas, glúteos, braços, abdômen).
Equipamento
Apesar de ser um esporte que não precisa de muitos equipamentos. É necessário usar equipamento próprio para esse esporte, e dependendo do estilo, muda o tipo do material. No inicio o praticante tende a escolher uma fita de carga, que é mais barato, mas, que não é recomendado.
Para iniciar você vai precisar de um "Kit" nacional ou importado, que contém uma fita de naylon ou poliester que possui em média, 15 m de comprimento e 50 mm de espessura; outra fita com um elo onde e presa uma catraca para dar tração; um par de protetor de ancoragem, chamado de protetor de árvore. Para as manobras do estilo Soulline (iniciante) e trickline.
Slakilene não é apenas lazer, existe campeonatos mundiais e nacionais. Nas competições são avaliados um conjunto de critérios como técnica, estilo, amplitude das manobras, leveza do movimento. Recentemente foi integrado às performances do Cirque de Solei e à ultima turnê de Madonna.
Gostou? Quer andar na "corda bamba"?
Assista o vídeo Slackline na Praça da República

Estamos no FLICKR. Clique na imagem. Se gostar deixe um comentário.
Fique à vontade para comentar abaixo, do que achou desse post, e aproveite para ajudar a divulga-lo nas redes sociais e para os seus amigos. Até o próximo! Você já conhecia o Slackline? O que você acha ?
Gerar: QR Code
Link Curto: http://goo.gl/8pW8lq
Gerar: QR Code
Link Curto: http://goo.gl/8pW8lq
É Massoterapeuta. Desenvolve projeto em ambiente corporativo, buscando qualidade de vida e bem-estar. Divulga espaços em áreas livres, para ações em ecoturismo e esporte de aventura. Adora tudo o que estar relacionado com ecoturismo. M.'.M.'. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário