Ultimas Novidades

Caminhada Nórdica - Mania na Europa, chega ao Brasil.



Como o próprio nome diz, vem dos países nórdicos, mais específico da Finlândia, onde foi criada, como entretenimento, nos anos de 1930. Quando acabava o inverno, os praticantes de esqui nórdico andavam com os bastões nos dias quentes com o intuito de manter os treinos e o corpo em forma para enfrentar as competições. Se você ver alguém na rua, praça, parque, na praia, andando com bastões, não é "maluquice". É uma prática de andar, um esporte muito prazeroso. A prática e febre na Europa e nos Estados Unidos.

No Brasil. O esporte ficou conhecido há aproximadamente 2 anos. Quando o escritor Paulo Coelho apareceu no programa Mais Você, de Ana Maria Braga. Dizendo que era adepto da caminhada.

Benefícios.
A caminhada nórdica (Nordic Walking) eleva a frequência cardíaca 20% mais do que a prática normal. Com isso melhora a capacidade aeróbica do organismo. Além de acelera a perda de peso. Queima de 450 calorias por hora enquanto na tradicional ela é de 280. Além disso, envolve 90% dos grupos musculares que participam da redução do impacto nas articulações dos membros inferiores contra 70% utilizados na caminhada clássica. Que ainda causa impacto total das articulações.
O novo esporte fortalece os ossos, sobrecarrega menos os joelhos e ameniza dores no pescoço e nos ombros, também reduz o stress sobre as articulações.
O resultado é uma atividade física ao ar livre de baixo impacto, mas de excelente condicionamento físico.

Equipamento.
O grande diferencial da técnica são os bastões. Eles acionam mais, os músculos do que na caminha tradicional. O movimento de vaivém, você trabalha braços, ombros, costa, peito, pernas, glúteos e abdômen.
Há 3 tipos de bastões que podem ser utilizados na caminha nórdica. O Walker One que é o mais simples. O Fitwalker Telescópico, que podem ser ajustados a altura do praticante e o Gymstick Health, que tem barra com elástico para exercícios. Todos feitos de fibra de vidro ou de carbono. Vem com um par de luvas especiais que cobrem as palmas e as costas das mãos.
Os bastões oferecem mas estabilidade para que o corpo aumente a segurança para caminhar. Além disso, os movimentos associados executados corretamente contribuem para a boa postura corporal.

Se comparada à caminhada comum, a caminhada nórdica, pode ser praticada em qualquer tipo de solo. E por qualquer idade.
Para os iniciantes o ideal e praticar duas vezes por semana, com 30 minutos de duração.
Contra-indicações.
Portadores de insuficiência cardíaca severa, arrítimias sérias e artrose.

Indicações.
Reabilitação de portadores de doenças cardíacas, indivíduos com problemas de equilíbrio e dificuldades ao caminhar.

Para quem gosta de se exercita livremente no meio da natureza. É a melhor opção.
A conclusão é de que a caminhada nórdica oferece mais benefícios à saúde que a caminhada convencional, o ciclismo, a corrida regular ou o jogging.

Esse novo esporte é tudo de bom. Experimente! Aventure-se!!



Saiba mais:
Novo artigo do Dr. Fabio Ravaglia 2013 O Pioneirismo da Caminhada Nórdica no Brasil
Dr. Fabio Ravaglia fala sobre a caminhada (introdutor da técnica no Brasil)
Programa Mais Você com Ana Maria Braga http://youtu.be/c6wJNGUBvzw
Caminhando no parque Dr. Fabio Ravaglia, Francisco Ravaglia e Gorete leite http://youtu.be/gB8A9EFwseQ


ASSINA!

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo da aventura no Clube Mochileiro Aventura
Fique à vontade para comentar abaixo, do que achou desse post, e aproveite para ajudar a divulga-lo nas redes sociais e para os seus amigos. Até o próximo! Você gostaria de praticar essa modalidade de caminhar?
Gerar: QR Code
Link Curto: http://goo.gl/KewVj

Carlos Rocha:
Carlos RochaÉ Massoterapeuta. Desenvolve projeto em ambiente corporativo, buscando qualidade de vida e bem-estar. Divulga espaços em áreas livres, para ações em ecoturismo e esporte de aventura. Adora tudo o que estar relacionado com ecoturismo. M.'.M.'.
Carlos Rocha:
Carlos RochaOlá, amigo leitor! Gostou destes artigos? Então deixe um comentário e assine nosso feed e receba todos os artigos por email. Gratuitamente. Seu comentário é muito importante, compartilhe e curta nossas postagens. Aventure-se, você pode!

Anuncie Conosco!

Anuncie Conosco!
Copyright © Clube Mochileiro Aventura |
Design by Carlos Rocha | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube