Ultimas Novidades

Técnicas de Rapel (Rapel na Alça Viária com RP3)



rapel
Rapel Positivo
Rapel não é considerado um esporte. E sim, uma técnica utilizada para descida de obstáculos verticais. É praticada em paredões, rochas, cachoeiras e abismos. No ecoturismo, inseriu-se como atividade de lazer, utilizando as pontes e plataformas. Como técnica faz parte de esporte de aventura pratícado no canionismo, espeleologia (caving), escalada e corrida de aventura.

Esta descida pode ser:                         
Positiva rapel inclinado (com o apoio dos pés), é o tipo de rapel mais simples de ser executado, ele é feito em uma pedra ou parede. Ele serve de base para os outros tipos, é nele que nós familiarizamos e sentimos segurança no equipamento.
Rapel vertical não se difere muito do visto acima, tendo suas grandes diferenças apenas da saída, devido a passagem do plano horizontal para o vertical.
Rapel negativo (sem apoio), este é um dos mais praticados, o seu ponto crítico é a saída, pois temos que ficar quase de cabeça para baixo.
Rapel negativo invertido, também feito nas mesmas condições visto acima, sendo que após a saída, toma-se posição invertida (de cabeça para baixo).
Rapel de frente inclinado nas mesmas condições que o inclinado, sendo agora de frente para a descida. Deve-se tomar cuidado na hora do freio quando a posição do corpo e a elasticidade da corda, pois estamos em uma posição em que a força da gravidade atua mais do que no inclinado.
Rapel de cachoeira (canyoing). Como o nome já diz a descida é em rochas, em pedras escorregadias, ao menor descuido nos fará perder o equilíbrio. Também devemos ter atenção com à força da queda d'água. Não é qualquer cachoeira que podemos descer, pois se entrarmos embaixo de uma tromba d'água, podemos não conseguir freiar.
Rapel fracionado é dividido em trechos para encontrar o melhor caminho.

O tempo de descidas variam de acordo com altura e dificuldade de graus de inclinação do local que é pratícado. As decidas simples duram em média 10 à 15 minutos.

O rapel requer preocupação com a segurança do praticante. Para praticar, este deve ter instruções básicas e acompanhamento de especialistas. Cursos preparatórios são indispensáveis.
Toda descida deve ter no mínimo três participantes:
O que aborda, o que desce e o que faz a segurança.

Cuidados com o corpo é fundamental. É importante fazer alongamento antes e depois do rapel para evitar cãimbras. Praticamente todo corpo é exigido, os braços junto com as mãos, os pés e a mente. Também exige os músculos superiores e inferiores, por isso, o praticante precisa fazer um treino de musculação e condicionamento aeróbio (corrida, bike, natação). Coordenação muscular nas mãos, para ter o máximo de tensão na hora da prática do "esporte".

O equipamento para praticar é: Mosquetões de aço e alumínio, fitas solteiras, cordas com "alma", luvas, capacete, freio 8 de aço e alumínio e baudriers (cadeirinha).

Praticando repel você melhora a força, o equilíbrio, a flexibilidade, a auto-confiança e fortalece os braços, pernas e abdômen.

Assista o vídeo: rapel na alça viária com rp3 (programa Invasão - TV Cultura)


Descida de Rapel
Preparando para descer


Rapel de frente inclinado
Rapel de frente inclinado


rapel de cachoeira
Rapel de Cachoeira


rapel negativo invertido
Rapel Negativo Invertido


rapel negativo
Rapel  Negativo
Assista o vídeo http://youtu.be/ec5Y3m-UG2o

Fique à vontade para comentar abaixo, do que achou desse post, e aproveite para ajudar a divulga-lo nas redes sociais e para os seus amigos. Até o próximo! Você conhece o rapel, gostaria de sentir essa adrenalina?
Gerar: QR Code
Link Curto: http://goo.gl/tBbTe
Carlos Rocha:
Carlos RochaÉ Massoterapeuta. Desenvolve projeto em ambiente corporativo, buscando qualidade de vida e bem-estar. Divulga espaços em áreas livres, para ações em ecoturismo e esporte de aventura. Adora tudo o que estar relacionado com ecoturismo. M.'.M.'.
Carlos Rocha:
Carlos RochaOlá, amigo leitor! Gostou destes artigos? Então deixe um comentário e assine nosso feed e receba todos os artigos por email. Gratuitamente. Seu comentário é muito importante, compartilhe e curta nossas postagens. Aventure-se, você pode!

Anuncie Conosco!

Anuncie Conosco!
Copyright © Clube Mochileiro Aventura |
Design by Carlos Rocha | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube