Chocolate orgânico produzido por "Dona Nena" na ilha do Combú, cai no gosto do badalado chef de cozinha Alex Atala.
![]() |
Foto: João Ramid |
A charmosa ilha do Combú não é um lugar somente para lazer. Na gastronomia destaca-se o chocolate cem por cento natural, produzido em propriedade cercado por pés de cacau e cupuaçu, o porto seguro da família da simpática Izete dos Santos, conhecida por dona Nena.
Por ser à ilha uma Área de Proteção Ambiental (A.P.A), as famílias convivem em harmonia com a natureza, no sistema de extrativismo. A maior fonte de renda ainda é o açai, mas, para dona Nena é o cacau. O que era um complemento de renda, hoje transformou-se na sua principal fonte de renda.
O processo é todo artesanal, a torragem é feito no fogão de casa; para produzir a pasta do cacau é usado um moedor de carne; a embalagem de 100 gramas chamada de "poqueca" é utilizado a própria folha do cacaueiro, tornando-se uma charmosa e criativa embalagem rústica.
![]() |
Foto: João Ramid - "Dona Nena", com seu cacau orgânico. |
A produção 100% cacau sem adição de açúcar, gordura ou leite, com sabor incrivelmente amargo, mas, delicioso, traduz a excelência do chocolate.
Conheça os produtos e veja o que diz Alex Atala.
Nibs de cacau feito a partir do próprio grão torrado formando um granulado crocante; chocolate em pó; brigadeiro; brigadeiro de colher; bombom regional (bacuri,cupuaçu); licor de cacau.
"Com sabor específico, elegante, com notas terrosas e rústicas, o cacau produzido nessa ilha é uma das maiores revelações de minhas recentes viagens à Amazônia" Alex Atala
Duas vezes por semana abre suas portas para visitantes que podem ver a plantação de cacau e acompanhar todas as etapas da produção. O passeio tem duração de três horas, inclui um café da manhã típico da região. As visitas devem ser agendadas, no mínimo três dias de antecedência, entre cinco a quinze participantes com custo de R$ 70,00, por pessoa com transporte de Belém incluído.
![]() |
Foto: Tadeu Brunelli www.tbfoto.com.br |
Um dos grandes incentivadores e parceiros, são os irmãos Thiago e Felipe Castanho, nomes de peso na gastronomia contemporânea do Pará. Foi através deles que Alex Atala conheceu o cacau de dona Nena.
Dona Nena criou a empresa Combu Orgânico, com selo "Filha do Combu". Você encontra os produtos em Belém, na Feira de Produtos Orgânicos que acontece nas praças Batista Campos e Brasil. Veja aqui os dias e horário da feira.
É Massoterapeuta. Desenvolve projeto em ambiente corporativo, buscando qualidade de vida e bem-estar. Divulga espaços em áreas livres, para ações em ecoturismo e esporte de aventura. Adora tudo o que estar relacionado com ecoturismo. M.'.M.'. |