Ultimas Novidades

Mulheres No Esporte De Aventura



logo esporte de aventuraNo esporte de aventura, as mulheres vem tomando gosto pelo esporte de risco e a cada dia conquistando seu espaço e respeito, não existe mais o "sexo frágil". Cada vez mais o esporte de aventura e radical  atrai as mulheres devido o contato com a natureza, em atividades indoor, trabalhando força, equilíbrio e auto-confiança, aliando saúde e bem-estar. O esporte de força e raciocínio lógico como  corrida de aventura obrigam a participação de pelo menos uma mulher na equipe. Hoje os materiais esportivos não são mais "unissex", equipamento como mochila, bota, vestuário, são especifico para mulheres.


Vamos apresentar algumas mulheres que fazem parte deste universo. E não fazem feio!

praticando esporte1 Nome: Silma Ferreira
2 Idade: 47 anos
3 Profissão: Psicóloga
4 Qual esporte que prática? Trakking, Canoagem, Rapel, Boxe, Paintball
5 Como e quando começou? Comecei a praticar rapel e paintball há alguns anos, por curiosidade e por gostar de aventura. Minha sócia gosta de jogar paintball e me levou p/ jogar, daí gostei. Fui para o boxe a convite de meu vizinho e gostei. É ótimo para emagrecer. A canoagem é mais recente; comecei em fevereiro/2012. Na verdade, ouvi falar sobre canoagem em Belém, ao fazer um trakking em uma ilha próxima a Belém, quando Seu Pedro divulgava o Clean Up Day/Marenteza. Daí entrei no site da Marenteza, soube das aulas e me matriculei.
6 Alguém incentivou? Não tive incentivo de ninguém. Na verdade minha família não gosta muito das minhas práticas, pois as consideram perigosas, principalmente porque não sei nadar. Mas eu procuro sempre praticar os esportes com equipes que zelam pela segurança, que orientam e treinam adequadamente.
7 Um sonho?  Ter meu próprio equipo de canoagem (caiaque, colete, saia, remos, etc)
8 Qual maior desafio? Com relação à canoagem, cada situação tem sempre seus desafios, mas acredito que ainda não vivi um grande desafio
9 Situação engraçada com a prática do esporte? Uma vez, eu e 3 colegas (Ronaldo Silva, Bruno e Nedson Rosa) saímos do Ver o Rio para a "Saldosa Maloca", no Combú. Foi uma travessia rápida (aproximadamente 50 minutos). Ao chegarmos lá, eles descobriram que eu não sei nadar. Ficaram malucos e me chamaram de doida. Não queriam que eu tirasse o colete salva-vidas nem pra almoçar.
10 Silma X Silma.  Bem, nunca pratiquei nenhum esporte convencional, nem na escola. Gosto muito da prática de esportes ao ar livre, pois considero que os benefícios são maiores: relaxamento físico e mental, socialização e, geralmente, dou boas risadas.

praticando esporte1 Nome: Ana Luiza Violato Espada [Analu]
2 Idade: 28 anos
3 Profissão: Engenheira florestal
4 Qual esporte que prática? canoagem e ciclismo
5 Como e quando começou? A canoagem iniciei em 2011, Belém do Pará, quando conheci um grupo de canoagem, Marenteza Canoagem, que realiza passeios e possui uma escola de canoagem [caiaque]. O ciclismo desde criança, porque sempre gostei de andar de bike.
6 Alguem incentivou? A canoagem foi a Marenteza Canoagem [https://www.facebook.com/marenteza.canoagem?fref=ts] e meu namorado, que fundou essa escola e o ciclismo, a necessidade de transporte e, posteriormente, a preocupação com meio ambiente e gosto pelas duas rodas.
7 Um sonho?  Realizar uma grande expedição de bike em toda América do Sul ou uma expedição de caiaque do MA para o PA.
8 Qual maior desafio? Belém do Pará é uma cidade circundada por água e a prática de canoagem é muito propícia para criar uma relação do homem com a natureza e com a própria prática de esporte ao ar livre. Mas poucas iniciativas existem nesse sentido e a prefeitura e governos estadual não criam formas de incentivo. Para o ciclismo, o mesmo ocorre, devido falta de ciclovias e lugares próprios para pedalar, o ciclista fica limitado e corre perigo pedalando nas vias sem segurança. Vendo isso, acredito que o desafio é a pouca estrutura e falta de incentivo para quem já pratica ou quem quer iniciar alguma atividade esportiva.
9 Situação engraçada com a prática do esporte? No carnaval desse ano, o grupo Bicicletada de Belém resolveu se reunir para uma pedalada, mas com fantasias... quando cheguei no local combinado, vi que eu era a única com peruca loira de palhaço e fantasia de remadora,com direito a remo nas costas e coleta salva-vidas... durante o pedal, uma colega do meio profissional me viu e, pior, me reconheceu! Também, estava em destaque, pois os demais ciclistas estavam de ciclistas mesmo.
10 Analu x Analu. Paulista, adotei a Amazônia como lar. Nela descobri no esporte ao ar livre uma nova forma de me relacionar com a natureza e praticar atividades que me agradam, ao mesmo tempo, trazendo saúde e lazer. Eu não sou de academia, gosto de andar na mata, banhar na cachoeira, pedalar no asfalto e na terra, remar por rios desconhecidos e respirar ar puro. Minha academia é a mais perfeita possível, nela encontro tudo que gosto de fazer mas com emoção e novidades cada vez que inicio nova atividade esportiva.

praticando esporte1 Nome: Jonise Nunes
2 Idade: 46 anos
3 Profissão: Arte Educadora
4 Qual esporte que prática? Ciclismo e Canoagem
5 Como e quando começou? Hábito adquiridos na infância. Filha de marajoara sempre tive contato com a bicicleta e canoagem. Quanto à prática dessas atividades como esporte, o ciclismo; acho que voltei a praticar em sete anos atrás e a canoagem, velho sonho, há somente um ano.
6 Alguém incentivou? Sim,meu marido
7 Um sonho? Fazer longas viagens em caiaque e bicicleta
8 Qual maior desafio? Superação dos meus limites físicos.
9 Situação engraçada com a prática do esporte?
Expedição Noturna “Ilha da Barra”. Belém, Rio Guajará / Caiaque - Out/2012
Quando o grupo chegou são e salvo na Coroa da Ilha da Barra, desembarcou dos caiaques, festejando a conclusão do sucesso da 1ª etapa da expedição. Iluminados por tochas e lanternas de cabeça, eufóricos brincavam, trocavam lanches, no banco de areia, algum engraçadinho soltou essa "Uma Coroa na Coroa!" referindo-se a mim, única mulher com idade acima dos 45 anos nesse passeio. A reação da galera mais nova não poderia ter sido outra: gargalhada geral!!! Naquele momento, tudo era alegria de viver! rsrsrsr
Síntese: Por ser a única mulher da expedição na categoria Sênior... rsrsrsrs, fui comparada a “coroa”, como é chamada a ponta da ilha que emerge e submerge de acordo com a maré, com a seguinte expressão: - “ Uma Coroa na Coroa!!” por um dos integrantes do grupo. Todos caíram na gargalhada...rsrsrsr...ai,ai...rsrsrs
10 Jonise X Jonise. Acreditar que no esporte, como na vida nada é impossível para quem tem vontade, determinação e fé em si mesmo. “O mais importante também é fazer a diferença a cada dia”.


  
Siga no FLICKR: Deixe um comentário, clique na imagem.

ASSINA!

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo da aventura no Clube Mochileiro Aventura
Fique à vontade para comentar abaixo, do que achou desse post, e aproveite para ajudar a divulga-lo nas redes sociais e para os seus amigos. Até o próximo! A expressão sexo frágil é um mito, mas, a mulher está mais "aventureira"?
Gerar: QR Code
Link Curto: http://goo.gl/bU3Xv
Carlos Rocha:
Carlos Rocha É Massoterapeuta. Desenvolve projeto em ambiente corporativo, buscando qualidade de vida e bem-estar. Divulga espaços em áreas livres, para ações em ecoturismo e esporte de aventura. Adora tudo o que estar relacionado com ecoturismo. M.'.M.'.
Carlos Rocha:
Carlos RochaOlá, amigo leitor! Gostou destes artigos? Então deixe um comentário e assine nosso feed e receba todos os artigos por email. Gratuitamente. Seu comentário é muito importante, compartilhe e curta nossas postagens. Aventure-se, você pode!

Anuncie Conosco!

Anuncie Conosco!
Copyright © Clube Mochileiro Aventura |
Design by Carlos Rocha | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube