Nada melhor começar o dia sabendo
que você irá descobrir novas sensações, estimulando a cultura, corpo, mente, e
desfrutando o ambiente com sua beleza natural. O clima
ameno com uma brisa no rosto é perfeito para uma caminhada e para os que
possuem o espírito aventureiro ecoturístico é recomendado uma trilha, para vivenciarem
maiores e melhores momentos com um ambiente educacional e recreativo.
O passeio poderá começar partindo do
portão da CEASA (Central de Abastecimento do Pará) até o Parque Estadual do
Utinga, que é considerado uma trilha de grau médio (pela distância e fácil memorização).
O percurso possui forma em "L" com aproximadamente de 8 Km, o segredo de
uma trilha é que o mesmo caminho possibilitará ser realizado várias vezes
sempre com um olhar diferente.
É encontrado neste local lama, terra batida, asfalto e capoeirão, perfeito para uma atividade deste porte, com uma vista para o complexo que abrange os mananciais que abastecem a capital do nosso Estado como: os Lagos Bolonha e Água Preta, além de uma variedade de seres vivos como: aves, peixes, macacos e plantas exóticas.
Há o contato humano presente no parque com pessoas praticando suas modalidades preferidas, compartilhando seus conhecimentos e experiências. Tudo isso que foi dito anteriormente é próximo ao centro de Belém.
Apartir do mês de fevereiro, o Utinga ganha monitoramento de segurança permanente com motocicleta e bicicleta sediado dentro do Parque, através de uma parceria firmada com o BPA (Batalhão de Polícia Ambiental), que para os visitantes é mais um atrativo para conhecer esse espaço com maior segurança.
A área está sendo revitalizada, e até o final do ano de 2014 será entregue com um pórtico, trilhas sinalizadas, estacionamento e um aquário, sendo construído no antigo clube recreativo da COSANPA (Companhia de Saneamento do Pará), com a finalidade de ser o maior da Região Norte do Brasil. Segundo o gerente do Parque Estadual do Utinga, Vitor Matos, depois do Mangal das Garças e Estação das Docas, Belém vai ganhar mais um presente.
No período chuvoso de janeiro a abril, são suspensas as atividades em trilhas de mata fechada, pois é a época em que os animais como: cobras e aranhas saem das tocas, por conta do alagamento das mesmas, porém mesmo assim permanece em aberto a trilha CEASA- Utinga para trekking e bicicleta.
Revisado: Carla Letícia

Estamos no FLICKR. Veja as fotos da trilha Ceasa - Utinga.

Siga o Clube Mochileiro Aventura. Compartilhe!!
Fique à vontade para comentar abaixo, do que achou desse post, e aproveite para ajudar a divulga-lo nas redes sociais e para os seus amigos. Até o próximo! Você gostaria de participar de esporte de aventura?
Link Curto: http://goo.gl/qXf8D
É Massoterapeuta. Desenvolve projeto em ambiente corporativo, buscando qualidade de vida e bem-estar. Divulga espaços em áreas livres, para ações em ecoturismo e esporte de aventura. Adora tudo o que estar relacionado com ecoturismo. M.'.M.'. |